Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Alenquer aderiu ao Pacto dos Autarcas para aumentar a eficiência energética

Energias renováveis podem reduzir emissões de CO2
Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Nazaré e Óbidos são os cinco concelhos da região Oeste que já aderiram ao Pacto dos Autarcas, uma iniciativa suscitada pela Comissão Europeia que visa unir os autarcas europeus no desenvolvimento de boas práticas, com vista ao aumento da eficiência energética.
A Câmara das Caldas também está “a estudar a adesão” ao Pacto dos Autarcas, segundo revelou ao nosso jornal o gabinete de imprensa da autarquia.
A subscrição do pacto pressupõe a aceitação de um conjunto de compromissos por parte das autarquias aderentes. A principal meta a atingir é a de superar os objectivos definidos pela União Europeia para 2020, de reduzir em pelo menos 20% as emissões de C02 (Dióxido de Carbono)  nos respectivos territórios.
No prazo de um ano após a adesão os municípios devem apresentar um plano de acção para a energia sustentável, incluindo um inventário de referência das emissões, que defina o modo de concretizar os objectivos.
Apresentado o plano de acção, cada autarquia deverá entregar, o mais tardar de dois em dois anos, um relatório de execução, para fins de avaliação, acompanhamento e verificação.
Aos municípios aderentes caberá, igualmente “organizar jornadas de energia, em cooperação com a Comissão Europeia e outros agentes, para que os cidadãos possam beneficiar directamente das oportunidades e vantagens decorrentes de uma utilização mais inteligente da energia e informar regularmente os meios de comunicação locais sobre a evolução do plano de acção”.

Fonte: "Gazeta das Caldas"

Sem comentários:

Enviar um comentário