
Notícia "Nova Verdade", edição de 15DEZ2010
Os resultados da adesão do município de Alenquer ao projecto de participação cívica “A Minha Rua” estão longe de corresponder a uma mais célere e eficaz resolução de problemas relativos a espaços públicos. Das 87 situações reportadas pelos munícipes – englobando desde a falta de iluminação, pavimentos e passeios em mau estado, passando por veículos abandonados e jardins, ou a instalação inadequada de sinais de trânsito –, apenas foram resolvidas 12 até ao momento, o que não abona nada a favor deste projecto inserido no Programa Simplex 2009/2010.
Com a adesão da câmara alenquerense ao sistema interactivo “A Minha Rua”, disponível no Portal do Cidadão (www.portaldocidadao.pt/PORTAL/aminharua/), em 17 de Maio deste ano, os munícipes foram convidados a envolverem-se na gestão da sua rua ou bairro, comunicando as mais variadas situações anómalas em espaços públicos e sugerindo melhorias directamente à sua autarquia. A entrada em funcionamento desta plataforma, que utiliza a tecnologia Google Maps, designada de georeferenciação, deveria acelerar a resolução de problemas que afectam o dia-a-dia das populações, mas pelo que se pode constatar isso está longe de acontecer.
Recorrendo a uma das principais funcionalidades do sistema interactivo “A Minha Rua”, que permite a pesquisa de ocorrências já relatadas pelos munícipes de Alenquer e a consulta do tratamento dado aos casos, depressa se verifica que a taxa de problemas resolvidos é francamente baixa. Um total de 62 das 87 situações reportadas – a mais antiga das quais remonta a 20 de Maio de 2010 (três dias após a adesão do município ao projecto) – continua “em análise” pelos serviços camarários, 12 estão referenciadas como “resolvido” e 13 foram consideradas fora do âmbito da iniciativa, surgindo com a classificação de “não aplicável”.
A maior fatia das ocorrências concelhias (30) corresponde a situações anómalas em espaços públicos da freguesia mais populosa, o Carregado. Santo Estêvão, a segunda maior freguesia, conta com 18 problemas reportados, enquanto Triana persegue a mesma ordem de grandeza, apresentando 14 casos. As freguesias de Olhalvo, Abrigada, Meca, Santana da Carnota, Aldeia Gavinha e Ribafria também constam da lista de situações reportadas.
Sinais colocados a uma altura imprópria, em Cheganças, numeração de polícia incorrecta e lixeira a céu aberto, em Santana da Carnota, estradas com piso degradado e abatimento do alcatrão, em Ribafria e Triana, poluição sonora, em Abrigada, ou veículos abandonados, no Carregado e Santo Estêvão, são alguns dos problemas que aguardam solução, nalguns casos há vários meses. O propósito da autarquia se aproximar mais dos munícipes, e estar aberta à sua participação activa, através de “A Minha Rua”, não vai assim, para já, muito além das intenções.
O vice-presidente da Câmara de Alenquer explicou ao Nova Verdade que “a monitorização dos reportes efectuados pelos cidadãos é efectuada pelo Gabinete de Apoio à Presidência, que depois faz o encaminhamento dos problemas para os diferentes sectores da autarquia, para ser dada uma resposta”. Confrontado com a fraca taxa de resolução dos problemas no âmbito da plataforma interactiva do Portal do Cidadão, João Hermínio disse que “a classificação ‘em análise’ que consta no tratamento dado aos casos é pouco específica, já que, segundo informação dos serviços, cerca de 20 das 62 situações que actualmente se enquadram nesse parâmetro estão programadas para execução”.
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