Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Orçamento participativo envolve carregandenses na gestão da freguesia

 
Notícia "Nova Verdade", edição de 15NOV2010

A Junta do Carregado vai disponibilizar 10% das receitas do orçamento de 2011 para a concretização de obras seleccionadas pelos habitantes da freguesia mais populosa do concelho. No âmbito do primeiro “orçamento participativo” da freguesia, a lista dos possíveis investimentos será em breve disponibilizada no recém-lançado site da autarquia, para votação pelos fregueses carregadenses.
Tendo por base o orçamento anual a ser submetido à apreciação e votação da assembleia de freguesia em Dezembro, que pode ultrapassar os 300 mil euros, o valor do orçamento participativo que está a ser preparado pelo executivo da freguesia carregadense deverá, pois, situar-se na ordem dos 30 mil euros. “Vamos propor à população um conjunto de obras, num inquérito a realizar no site da freguesia (www.carregado.pt) e através de divulgação nos painéis públicos da autarquia, podendo as pessoas responder on-line e por papel”, explicou ao Nova Verdade José Manuel Mendes (Coligação Pela Nossa Terra), presidente da Junta de Freguesia do Carregado, acrescentando que “o somatório do resultado dessa votação é que irá ditar o projecto, ou os projectos, que a autarquia irá realizar”.
O autarca carregadense salientou que, além das obras propostas pelo executivo, os habitantes da freguesia “vão poder votar numa obra alternativa, indicada pelos próprios, caso considerem que a sua prioridade é maior”.
José Manuel Mendes referiu que “a autarquia espera contar com uma participação significativa da população”, face à garantia de que “as obras mais votadas serão depois incorporadas, de acordo com o limite orçamental previamente definido, no orçamento para 2011”.
Para o autarca social-democrata, a participação dos fregueses carregandenses neste processo pioneiro no concelho “é importante, porque está dentro do nosso espírito desde início e faz parte do nosso projecto político haver um orçamento participativo”. “Através da sua opinião, os habitantes da freguesia vão dar mais valor àquilo que nós vamos fazer, pelo que é importante participarem”, vincou José Manuel Mendes, reconhecendo que o orçamento da freguesia para 2011 “não deixa de ser um orçamento irrisório, tendo em conta a dimensão da freguesia e as suas inúmeras necessidades”.


Sem comentários:

Enviar um comentário