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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Oeste reage a notícia sobre instalação de aeroporto complementar na Base Aérea de Sintra

Turismo do Oeste lembra que a Base da Ota "chegou a ser
escolhida para futuro aeroporto internacional de Lisboa"
Em comunicado, o Turismo do Oeste veio ontem reagir a uma notícia que avançava ser a Base Aérea de Sintra a que apresentaria melhores condições para ser utilizada como aeroporto para as companhias low cost. Num comentário assinado pelo presidente da Região, António Carneiro, o Turismo do Oeste recorda a Base da Ota e a promessa feita pelo governo de compensar o Oeste pelo abandono do projecto de edificação na região do novo aeroporto de Lisboa.
No documento enviado, o Turismo do Oeste diz não poder deixar de “estranhar” a posição sobre a Base Aérea de Sintra, uma vez que “tal opção parece ser feita tendo como princípio que na Base da Ota “o terreno circundante e a meteorologia (nevoeiros) não facilitam o tráfego aéreo”.
A este nível, aquele organismo regional de tuismo vem recordar que a Base da Ota, “após prolongados estudos”, chegou a ser “escolhida para futuro aeroporto internacional de Lisboa” não tendo na altura sido levantada “nenhuma questão relacionada com os nevoeiros”. Da mesma forma, garante, “quanto aos terrenos circundantes, a afirmação, agora feita, é falaciosa, uma vez que, então, o problema apenas se colocaria a longo prazo, numa eventual ampliação. E isto porque a Ota seria o único Aeroporto da Região de Lisboa, e uma cidade aeroportuária, questão que agora não se coloca, já que estamos perante um Aeroporto Complementar!”.
No mesmo documento, o Turismo do Oeste questiona: “Acaso, a brutal densidade urbana da zona de Sintra e as dificuldades das ligações rodoviárias a Lisboa, deixaram de ser um problema?”.
O organismo regional de turismo deixa a promessa de que “o Oeste não deixará de lutar por ( ainda que num contexto de complementaridade, o que mais o justifica) uma infra-estrutura que lhe fora prometida, a realizar numa Base que, como diz a noticia, está desactivada!”. E afirma que a utilização da Ota como aeroporto complementar seria “uma justa compensação para o Oeste, já que o vasto processo compensatório à Região, pelo abandono do projecto Ota, tantas vezes prometido e propalado nunca foi efectivado”.

Fonte: www.turisver.com

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