Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Instituto de Artes e Ofícios da UAL abre pólo em Torres Vedras e recupera Igreja da Merceana

A Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) acaba de criar em Torres Vedras um polo do seu Instituto de Artes e Ofícios para disponibilizar vários cursos da área da conservação e restauro, disse hoje a coordenadora pedagógica do projeto.
"Este polo surge para descentralizar o instituto, que sempre funcionou em Lisboa, e para termos mais alunos, uma vez que começámos a aperceber-nos de que havia mercado em Torres Vedras", disse à Lusa Isabel Pires.
O instituto vai iniciar em fevereiro as aulas nos cursos de pintura, mobiliário, escultura/talha e cerâmica arqueológica, estando a decorrer inscrições até ao final do mês até ao máximo de 40 alunos nos quatro cursos.
Os cursos, de caráter técnico, vão começar em fevereiro e têm a duração de 10 meses por cada um dos três anos de ensino. As aulas vão ser lecionadas em instalações do Centro Paroquial de Torres Vedras.
"Fizemos um protocolo com a Paróquia de São Pedro, que nos cedeu instalações em troca de serviços de conservação e restauro nas igrejas de São Pedro, de Santa Maria do Castelo e da Graça", explicou a coordenadora pedagógica.
O instituto está a recuperar a capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Piedade da Merceana, no concelho de Alenquer, datada do século XIV. "A igreja está em um estado de degradação muito avançado por causa de infiltrações e do fumo das velas", explicou.

Fonte: www.dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário