Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Câmara ameaça suspender refeições aos alunos de famílias devedoras

Autarquia diz que a dívida dos pais ascende a 5000 euros
A câmara de Alenquer admite vir a suspender o fornecimento de refeições a alunos nos casos de falta de pagamento ao constatar que as dívidas das famílias estão a aumentar, disse hoje à Lusa o presidente.
O presidente da câmara, Jorge Riso (PS) disse hoje à agência Lusa que já informou os encarregados de educação dos alunos que frequentam as escolas do concelho de que “a partir de março vai começar a suspender o fornecimento de refeições a alunos” nos casos das famílias que até dezembro não pagaram.
“Até dezembro tínhamos uma dívida de 10 mil euros, entretanto reduzida a cerca de cinco mil euros e nunca tínhamos tido uma dívida das refeições escolares tão relevante como agora”, sublinhou.
O autarca adiantou que a câmara vai passar a aplicar “com rigor” o regulamento de fornecimento de refeições escolares e a deixar os alunos sem refeição e até a avançar com processos judiciais, nos casos das famílias com pelo menos um mês em dívida.
O atraso no pagamento das refeições escolares deve-se, segundo a autarquia, à crise económica que afeta o orçamento de muitas famílias, que até agora não beneficiavam da Ação Social Escolar.
“Em qualquer altura do ano, a câmara pode atribuir uma ajuda aos mais carenciados”, alertou Jorge Riso, apesar de admitir que existem também uma “desresponsabilização dos pais” ao constatar que existem casos de famílias devedoras com rendimentos médios.
Por outro lado, 1900 euros da dívida correspondem a alunos abrangidos pela ação social escolar, mas que não avisam dos dias em que não almoçam na escola.
Uma refeição custa 2,5 euros, suportados em 1,25 euros pelos pais e o restante pela câmara e Ministério da Educação.
Por ano, a autarquia gasta cerca de 700 mil euros em refeições escolares.

Fonte: "Destak"

Sem comentários:

Enviar um comentário