Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Assalto rendeu 850 mil euros em ouro e diamantes

Videovigilância mostra assalto a ourivesaria - JN

"Roubaram em ouro e diamantes cerca de 850 mil euros", lamentava ontem Silvino Morais, de 64 anos, proprietário da Ourivesaria Morais, em Alenquer, assaltada à mão armada, terça-feira, por quatro homens.
A mulher do ourives, Ana Maria, de 54 anos, e uma amiga que se encontravam no interior do estabelecimento foram atacadas à coronhada pelos assaltantes enquanto estes lhes ordenavam quando já estavam no chão: "Não grita! Não grita!"
Um homem que se encontrava também na ourivesaria para dar um recado a Ana Maria foi atacado com vários golpes de um pé-de-cabra que um dos assaltantes empunhava.
O roubo durou cerca de seis minutos. Samuel Morais, filho dos proprietários da ourivesaria, contabilizou o tempo através do filme registado pelas câmaras de videovigilância . Pensa que os homens terão treino militar.
"Pelas imagens pode-se ver que enquanto dois faziam o assalto, um ficou à porta em posição militar com uma caçadeira escondida atrás de uma perna", afirma.
A mãe terá dito a Samuel que os assaltantes tinham uma pronúncia do Leste europeu.
O assalto aconteceu poucos minutos após as 17.00. "Um deles entrou e perguntou se tinha uma jóia em ouro", explica Silvino Morais. "Quando a minha mãe abriu o cofre, o assaltante - tinha um revólver na mão - fez um gesto na nuca com a outra mão e entraram os outros dois assaltantes", continua o filho, Samuel.
"Eles devem ter ficado ofuscados com tantas jóias no cofre. Roubaram ouro, diamantes e ainda duas caçadeiras. Meteram tudo num saco", diz o proprietário que, no momento, não estava no estabelecimento. Os assaltantes actuaram de cara descoberta e fugiram da ourivesaria num carro onde estaria um quarto ladrão. "Era um Opel Astra vermelho e acelerou em sentido contrário, quase que iam atropelando duas pessoas ", explica Samuel Morais.
O homem que foi agredido com um pé- -de-cabra conseguiu fugir da ourivesaria e pediu ajuda. "A GNR foi rápida a chegar, mas não os conseguiram detectar", explica o dono da ourivesaria. O caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária, que já está na posse das imagens de videovigilância.
As autoridades estão agora a tentar estabelecer a ligação entre este grupo de assaltantes e outros quatro roubos à mão armada que aconteceram esta semana num raio de 60 quilómetros. Terça-feira, quatro homens roubaram a ourivesaria Pérola do Pinhal, em Pinhal Novo, Palmela. Entraram no estabelecimento, destruíram as montras à coronhada e fugiram com relógios e artigos em prata. Segunda-feira, na Cruz de Pau, Seixal, outros dois roubos. Na Avenida 1.º de Maio, os ladrões conseguiram fugir de uma ourivesaria com 1800 euros em ouro e dinheiro. À noite, no Centro Comercial Belsul, um ourives foi agredido com um martelo e forçado a entregar as jóias sob ameaça de uma caçadeira.

Fonte: "Diário de Notícias"

1 comentário:

  1. Tenho toda a simpatia pela familia Morais, mas para um homem com 50 anos no comercio,ha coisas dificeis de compreender, e mais vejamos, começando pelas camaras de vigilancia, antiquadas, mal posicionadas, a preto e branco e sem recepcao audio (um sistema moderno custara cerca de 5 mil euros); o cofre, grande e antigo e segundo a reportagem, daqueles que fazem "clic", sem retardamento de tempo, ja se deixaram de usar ha mais de 20 anos; e onde esta o botao de panico ligado directamente a policia?, pois, provavelmente nao existe; OK, estamos no Natal e os ourives precisam de ter stock...mas perto dum milhao em valor na loja?? é duma ingenuidade tremenda!; a reportagem indica que havia 8(!) espingardas de caça, é a loja tambem um "armeiro"? e para que servem armas de caça numa ourivesaria, e logo oito!! Esta bem que o Sr Silvino pode ser coleccionador, mas te-las na loja?!
    Esperemos que o seguro o compense!
    Quanto aa GNR, fica o comentario para mais logo.

    ResponderEliminar