Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

Moradores da Barrada querem ver parque de camiões longe do bairro

Notícia "Nova Verdade", edição de 01DEZ2010

Os moradores da urbanização da Barrada, no Carregado, queixam-se da má vizinhança do parque de veículos pesados que a Câmara de Alenquer implantou, há seis anos, na Quinta do Barrão, num terreno adjacente ao bairro mais populoso da vila. As queixas dos residentes sobre o ruído e o pó provenientes do parque são confirmadas pelo presidente da junta carregadense, que dá toda a razão aos residentes, defendendo que é necessário tirar da proximidade do núcleo habitacional a denominada zona de estacionamento precário para veículos pesados e deslocá-la para a área logística da freguesia.
Como moradora na Barrada, gostava de saber para quando a resolução do ruído e do pó vindo do parque de estacionamento de pesados, junto a esta urbanização? Não sei se alguém já se deu ao trabalho de medir o nível de ruído ou a quantidade de pó, mas que é cada vez mais insuportável, é. Não se pode ter uma janela aberta”, denunciou a moradora Ana Oliveira, naquela que foi uma das mais recentes queixas que chegaram até à Junta de Freguesia do Carregado.
Os responsáveis autárquicos da freguesia reconhecem que as queixas sobre o parque de pesados são uma constante, mas sublinham que pouco podem fazer, para além de pressionar a Câmara de Alenquer para assumir a relocalização do estacionamento dos camiões. “Foi um erro colocar o parque ali, com camiões frigoríficos a produzirem barulho constante durante a noite, junto das habitações, não falando do problema do pó que se levanta com a movimentação dos veículos”, afirmou ao Nova Verdade o líder da autarquia carregadense, José Manuel Mendes (Coligação Pela Nossa Terra), acrescentando que “ainda pensámos colocar ali umas palmeiras, para servirem de barreira ao pó, mas não nos foi permitido, porque o terreno é privado”.
Lembrando que “o parque foi instalado como uma situação provisória, não se compreendendo que se tenha tornado definitiva”, o presidente da Junta do Carregado refere que “não podemos fazer muito mais, porque trata-se de um problema que compete à câmara municipal resolver”. “A junta tem enviado ofícios à câmara no sentido de arranjar alternativas e pensamos que o parque deverá ser deslocado para a área de logística da vila”, destaca José Manuel Mendes, salientando que a solução formulada pelo executivo camarário, em meados do ano passado, de instalar um parque de pesados debaixo do viaduto de Vale Flores da A10, na entrada sul do Carregado, “não é razoável, porque iria obrigar os camiões a atravessarem a vila; além do facto de aquela área (zona de intersecção da A10 com a Estrada Nacional 115-4) estar classificada de reserva ecológica nacional e de reserva agrícola nacional, e essas foram, de resto, as razões invocadas pela assembleia de freguesia para ‘chumbar’ o projecto”.
O presidente da Câmara de Alenquer disse ao Nova Verdade que “a autarquia não dispõe neste momento de nenhuma alternativa para mudar o parque de pesados, estando, contudo, a ser estudadas possíveis soluções para o estacionamento desses veículos no âmbito da elaboração do Plano de Pormenor do Carregado Este”. Jorge Riso (PS) reconhece que a proximidade do actual parque face à zona habitacional “causa transtornos aos moradores”, mas realça que “a câmara não possui terrenos na zona logística e, por isso, uma solução definitiva para o problema só poderá vir a ser concretizada em sede de Plano Director Municipal ou de plano de pormenor”.

2 comentários:

  1. À anos que se fala em retirar da Barrada o parque de camiões, bem como a circulação dos mesmos do centro da freguesia, mas até ao momento nada foi feito.
    Ouvi até falar de uma estrada alternativa que estava a ser discutida com as Estradas de Portugal, mas até ao momento....
    É uma recomendação a colocar na Assembleia Municipal da CMA... ;-)

    ResponderEliminar
  2. É urgente resolver esta questão que se arrasta já á tanto tempo (demasiado a meu ver!), pois para quem mora nas imediações deste parque tem de viver diariamente com o pó que se infiltra em todo o lado, não podemos sequer, abrir janelas para arejar as habitações, entre outras questões e de certeza que a qualidade do ar não será a melhor.

    ResponderEliminar