Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Queda do desemprego em Alenquer contrasta com a tendência nacional


Notícia "Nova Verdade", edição de 01DEZ2010

O número de desempregados registados no concelho de Alenquer mantém-se abaixo da barreira dos dois milhares pelo quarto mês consecutivo, contrariando aquela que é, há largos meses, a tendência nacional.
A desaceleração do crescimento do desemprego concelhio começou em Junho (baixou 3,6%, correspondentes a 76 pessoas), sendo que nesse mês estavam inscritos no Centro de Emprego 2066 residentes na área do município. Em Julho, o contingente de desempregados baixou para 1926 indivíduos, subindo ligeiramente nos meses de Agosto (para 1939) e Setembro (1962). Já em Outubro, a estatística voltou a baixar, situando-se nos 1948 desempregados.
Os números relativos ao mercado de emprego no concelho alenquerense podem ser considerados animadores, já que contrastam claramente com aquela que é a tendência nacional – o número de desempregados no País ultrapassou as 609 mil pessoas no terceiro trimestre do ano, um novo valor recorde, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
No concelho de Alenquer, as mulheres continuam a ser as mais afectadas pelo desemprego, correspondendo a 1092 dos que estão à procura de emprego, enquanto os homens são 856. Um total de 1833 pessoas encontram-se numa situação de procura de uma nova colocação, enquanto 115 se candidatam ao primeiro emprego.
A faixa etária mais afectada pelo desemprego é a que se situa entre 25 e os 54 anos. O grupo etário com idades entre os 35 e os 54 anos é o mais atingido, com 839 inscritos, seguido pelo grupo etário entre os 25 e os 34, que engloba 522 elementos. O grupo com idade superior a 55 anos é o terceiro mais afectado pelo desemprego, com 303 elementos, enquanto o grupo das pessoas com menos de 25 anos é de o mais reduzido, com 284 inscritos, mas é também o único que regista uma tendência de crescimento.
No que se refere às habilitações literárias, a maioria dos desempregados tem 9 a 12 anos de escolaridade (825 inscritos). Um total de 56 inscritos não tem estudos, sendo 450 os que possuem o 1º ciclo do ensino básico e 384 os que completaram o 2º ciclo. Já o número dos licenciados que procuram emprego cresceu relativamente ao primeiro semestre deste ano (eram 92), abrangendo agora 105 pessoas.

1 comentário:

  1. Acredito que esteja mais baixa, mas não por existirem mais ofertas de emprego no concelho.
    Muitos emigrantes estão a regressar aos seus países e muitas pessoas acabam por sujeitar-se a trabalhar longe de casa, como em Alverca/Lisboa/Azambuja.

    ResponderEliminar