Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Falsificavam cartas de condução para imigrantes

Foto: CM
Os 20 arguidos do crime de falsificação de cartas de condução começaram esta quarta-feira a ser julgados pelo colectivo de juízes do Tribunal de Alenquer.
Os 20 suspeitos foram acusados de terem falsificado ou colaborado, entre 2002 e 2004, num esquema de falsificação de guias provisórias de emissão ou revalidação de cartas de condução da Direcção Geral de Viação (DGV).
De acordo com a Lusa as cartas de condução falsificadas foram vendidas a cidadãos imigrantes que pretendiam revalidar o título, sendo que as guias permitiam que os cidadãos conseguissem licenças de condução internacionais junto da associação Automóvel Clube de Portugal.
O esquema de falsificação foi desmantelado através de uma investigação da Polícia Judiciária (PJ) após vários condutores, alguns deles também arguidos, terem sido abordados pelas forças de segurança em acções de fiscalização.
Os investigadores testemunharam esta quarta-feira em tribunal e explicaram que depois de análises em laboratório realizadas pela polícia científica aos documentos, verificou-se que os títulos eram falsos porque não possuíam normas de segurança de autenticação.
A partir de um impresso original de uma guia provisória, o falsificador reproduzia por intermédio de uma fotomontagem o respectivo carimbo e código de barras em impressos fotocopiados, que eram falsos. As guias provisórias apreendidas não correspondiam ainda a processos de emissão ou revalidação da licença de condução, que estivessem a decorrer na DGV.
O julgamento vai continuar com a audição das cerca de 30 testemunhas e decorre nas instalações do depósito do Ministério da Justiça, em Vila Franca de Xira, por falta de espaço no Tribunal de Alenquer.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário