Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Governo e camionistas chegam a acordo: Paralisação já acabou

O Governo e as associações de transportadoras chegaram a acordo, que põe fim à paralisação do sector, que estava já a causar escassez de combustíveis nalguns postos e dificuldade de abastecimento de bens nas superfícies comerciais.
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, anunciou esta noite que um dos pontos do acordo passa precisamente pelo fim da paralisação dos camiões.
«Um dos pontos deste acordo é o fim da paralisação», afirmou o governante, acrescentando que o fim da greve se daria «a partir deste momento».
As transportadoras e o Governo tinham já chegado a acordo em dez pontos, tendo ficado a faltar o que era dado como mais importante pelos camionistas e, do lado do executivo, como aquele em que o Governo não podia ceder: o gasóleo profissional.
As empresas de transportes reclamam há muito um gasóleo com condições fiscais mais benevolentes, mas o Governo tem mantido que não pode criar excepções para ninguém.
Ao fim de três dias de paralisação, o Governo acabou por comprometer-se a estudar soluções não fiscais que permitam aliviar a carga que o preço dos combustíveis representa para as empresas do sector.
Para o ministro, o acordo alcançado «traduz a responsabilidade de todos os intervenientes» e é «importante para o sector de transporte de mercadorias».
António Mendonça concluiu considerando que «a preocupação das pessoas relativamente às bombas de gasolina não tinha sentido». Uma alusão à corrida às gasolineiras, que acabou por levar o gasóleo a esgotar em dezenas de bombas.

 Fonte: www.agenciafinanceira.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário