Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Subsídio até 22 € para compra de descodificador de TDT

Alenquer será a primeira localidade
a receber apenas emissões de TDT
A compra do descodificador para a recepção da Televisão Digital Terrestre (TDT) será subsidiada até 50 % do valor do aparelho, num limite máximo de 22 euros.
A  revelação foi feita esta terça-feira em Alenquer por Eduardo Cardadeiro, administrador da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). De acordo com este responsável, o montante total para subsidiação à compra dos descodificadores “é um pouco superior a dez milhões de euros”.
O preço das ‘boxes’ varia dos 50 aos 200 euros, dependendo das respectivas funcionalidades. Quanto mais possibilidades – pausa, gravação, etc – mais cara.
Podem candidatar-se a este apoio os reformados e pensionistas com rendimento inferior a 500 euros mensais, titulares de rendimento social de inserção, portadores de deficiência com grau igual ou superior a 60 %, e instituições de carácter social.  Quem estiver nestas condições deverá juntar a factura do aparelho, um documento comprovativo da sua situação e um comprovativo de morada, e enviar para o Apartado EC Devesas  (Vila Nova de Gaia), 4401-901 Vila Nova de Gaia. “O valor do apoio será pago no prazo de 30 dias”, adiantou o administrador da ANACOM.
Alenquer será a primeira localidade a receber apenas emissões de TDT. O ‘apagão’ do sinal analógico está marcado para 12 de Maio. Seguem-se as localidades piloto de Agualva/Cacém, a 16 de Junho, e Nazaré, a 13 de Outubro.
Por norma da Comissão Europeia, Portugal terá de desligar-se do sinal analógico de TV até Abril do próximo ano. Em Janeiro será a vez da faixa litoral do Minho a Setúbal, em Março os Açores e Madeira, tendo o restante território nacional de estar integralmente servido pela TDT até 26 de Abril de 2012.

QUEM PRECISA DE DESCODIFICADOR?
A recepção de TDT não implica a necessidade de subscrever serviços de TV pagos, disponíveis por cabo, fibra óptica ou satélite. Por sua vez, quem dispõe de TV paga (Zon, Meo, Cabovisão…) não precisa de se adaptar à TDT, seja qual for o aparelho que possua.
O mesmo é válido para quem tem um aparelho de TV preparado para receber emissões de TDT compatível com a norma MPEG4 (a maior parte dos modernos televisores dispõe desta funcionalidade), ainda que receba o sinal através da tradicional antena, seja pessoal ou colectiva.
Deste modo, só vai precisar de descodificador de TDT quem hoje recebe os canais nacionais (RTP 1 e 2, SIC e TVI) através de uma antena normal. Neste caso, que deverá abranger entre um milhão e um milhão e meio de lares, bastará ligar o fio da antena (a mesma de que dispõe hoje) ao descodificador e ligar este ao televisor por meio de um cabo SCART ou de 21 pinos.
A maior parte das ‘boxes’ encarrega-se de sintonizar automaticamente os canais, a que poderá aceder através do comando do descodificador, depois de trocar para a respectiva posição, tal como faz quando quer ver um vídeo ou DVD.

Fonte: "Correio da Manhã"

Sem comentários:

Enviar um comentário