Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Carregado homenageia Luís Severino e William Henry Clode

Autarca José Manuel Mendes entregou
lembranças aos dois homenageados
A Junta de Freguesia do Carregado homenageou Luís Severino e o médico William Henry Clode, personalidades que se distinguiram ao serviço da freguesia e da sua população. A cerimónia, que decorreu no salão nobre da autarquia e contou com a presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Alenquer, Jorge Riso e Fernando Rodrigues respectivamente, e dos vereadores João Hermínio, Sandra Saraiva e Nuno Coelho, constitui o ponto alto das comemorações do Dia da Vila.
José Manuel Mendes, presidente da Junta do Carregado, fez o elogio dos homenageados, que reputou como “duas figuras cujas acções, embora no âmbito algo diverso entre si, são ambas muito importantes, pela forma como têm vindo a contribuir para o engrandecimento da nossa freguesia”. O autarca recordou que as homenagens “foram objecto de apresentação prévia pelo Executivo, de moções inerentes, na última Assembleia de Freguesia do Carregado, realizada no passado dia 27 de Abril, tendo sido aprovadas por unanimidade”.
Sobre a oportunidade de distinguir Luís Severino, de 74 anos, José Manuel Mendes relembrou a chegada do homenageado ao Carregado em 1961, para tomar conta da parte económica das quintas da família Castro e Melo, tendo integrado mais tarde, em meados de Abril de 1990, um grupo de amigos que planeou a constituição de um grupo de voluntários com o objectivo de reabrir o então “virtual” núcleo de Alenquer da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que se encontrava inactivo, dispondo apenas de três sócios em carteira e sem quaisquer meios de apoio para deslocações, ou para auxílio de que viesse a necessitar.
Como corolário de “um conturbado e moroso processo, que envolveu desgaste e frustração, e muitos sacrifícios pessoais, acabou por ficar directamente ligado à abertura da Unidade de Socorro do Carregado da CVP”. “É pois de toda a justeza que, nas comemorações do Dia da Vila, o senhor Luís Severino possa ser homenageado pela nossa freguesia, congratulando-se o Carregado pelo seu apreciável contributo que, graças à sua perseverança, ao seu manifesto espírito de sacrifício, e à abnegação demonstrada, foi possível instalar e manter a CVP no Carregado, contribuindo, assim, para o engrandecimento e dignificação da nossa freguesia e do próprio concelho de Alenquer”, sustentou José Manuel Mendes.
A segunda homenagem da freguesia carregadense coube ao conhecido médico William Henry Clode, de 83 anos, senhor  de um vasto currículo, que exerce a profissão no Carregado há 47 anos, com a abrangência dos concelhos vizinhos, desenvolvendo também durante todo o tempo uma obra literária e artística, tendo publicado sete livros de poesia e realizado cerca de duas centenas de quadros artísticos. “Durante todos estes anos de actividade, muitos deles numa época em que o Serviço Nacional de Saúde dispunha de poucas ou quase nenhumas condições aceitáveis no concelho, a sua acção foi particularmente importante para a população do Carregado e populações limítrofes, pelo que se tornaram manifestas as muitas provas de simpatia, consideração e amizade que sempre recebeu, e se mantiveram ao longo do tempo, demonstrativas da competência, solidariedade, bondade e abnegação sempre patenteadas para com os seus doentes”, vincou o presidente da Junta do Carregado, salientando que o homenageado “muitas vezes desempenhou papel algo similar ao do mediático médico rural Dr. João Semana, deslocando-se em transporte público e a qualquer hora, aos mais variados locais, alguns bem fora do Carregado, por vezes sem cobrar qualquer importância pela consulta, e ainda, sempre que possível, fornecendo medicação adequada, da que ocasionalmente dispunha nas suas amostras de propaganda médica”. “Julga-se pois ser de toda a justeza que o Dr. William Clode seja homenageado pela nossa freguesia, congratulando-se o Carregado pelo contributo dado por este médico, de tão elevada craveira e grande versatilidade, que veio assim, manifestamente, contribuir, não só para a dignificação da sua classe, mas também para o engrandecimento da freguesia do Carregado e, consequentemente, do próprio concelho de Alenquer”, enfatizou José Manuel Mendes. 
O edil Jorge Riso, em nome da câmara alenquerense, felicitou os homenageados, pela distinção que considerou “inteiramente merecida”, e os órgãos autárquicos da freguesia do Carregado “pela oportunidade da homenagem realizada a duas personalidades que, cada uma a seu modo, com o seu trabalho e a sua dedicação, engrandeceram o concelho de Alenquer”. “Enquanto autarcas, temos obrigação de dizer obrigado ás pessoas que fazem bem aos cidadãos, e ambos os homenageados são exemplos de trabalho solidário em prol da população”, sublinhou.
Luís Severino afirmou-se “sensibilizado pela homenagem prestada”, salientando que “foi a minha vontade de fazer bem ao próximo que me levou a fazer o que fiz”. William Henry Clode agradeceu também a distinção, lembrando que veio para o concelho de Alenquer, há mais de 50 anos, “graças à amizade com o Dr. Manuel Amaral”, seu colega de curso, que convidava-o para substitui-lo, de acordo com interesses comuns e assim foi conhecendo Alenquer e a sua população, acabando por abrir consultório e fixar residência no Carregado, que “era na altura uma aldeia e ficava sem médico, pois o então existente (Dr. Guilherme Delgado) iria ausentar-se por motivos de saúde”.

Fonte: "Nova Verdade"



Sem comentários:

Enviar um comentário