Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Museu quer aquisição de retábulo do século XVI da Capela do Porto da Luz

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) está a "desenvolver todos os esforços" para que o Estado adquira um valioso retábulo português do século XVI que vai ser leiloado a 30 de junho, em Lisboa.
"O tempo urge e seria de todo o interesse para o país adquirir esta obra para o seu património nacional", disse à agência Lusa o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, que se encontra atualmente em Valladolid a acompanhar a abertura de uma exposição portuguesa de pintura daquela época.
Trata-se de um retábulo atribuído a Diogo de Contreiras (1500-1565), proveniente da capela do Porto da Luz, Alenquer, e que será levado à praça com uma base de licitação de 125 mil euros num leilão a realizar pela Veritas Art Auctioneers, naquela que será a primeira ação desta leiloeira em Portugal.
De acordo com o diretor do MNAA, a obra é especialmente importante por ter sido a última criada por Diogo de Contreiras, artista de quem a entidade já possui outras três obras que estiveram presentes na grande exposição "Primitivos Portugueses".
Uma versão menor desta exposição, com 48 obras, foi inaugurada na terça-feira no Museu Nacional Colegio de San Gregorio, em Valladolid.
António Filipe Pimentel recordou que assim que teve conhecimento da venda falou no caso à então ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, que disse não ter, na altura, condições políticas para resolver a situação, visto estar o Governo em gestão.

Fonte: http://www.dn.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário