Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Paulino divide paixão do futebol com voluntariado nos Bombeiros

João Ricardo Eucário Paulino, no mundo do futebol conhecido simplesmente como Paulino, é aos 22 anos um cidadão empenhado, que além de desenvolver uma actividade profissional ainda arranja tempo para ajudar e socorrer quem precisa. No Ano Europeu do Voluntariado, o Nova Verdade recolheu o testemunho deste jovem jogador que na última temporada vestiu a camisola do Carregado, procurando saber quais as suas motivações e perspectivas enquanto elemento do corpo activo da Secção de Abrigada dos Bombeiros Voluntários de Alenquer.
Natural da freguesia de Cabanas de Torres, Paulino ingressou no Juventude da Castanheira e logo a seguir passou para o Belenenses, ainda como júnior, integrando já como sénior o plantel do Odivelas (então na II Divisão) durante três temporadas. Na última temporada o defesa central suscitou o interesse dos dirigentes e técnicos do Carregado, que garantiram o seu concurso no regresso da equipa à II Divisão, depois de uma passagem efémera pela Liga de Honra.
A par da condição de futebolista na II Divisão nacional, que implica que tenha que treinar diariamente e realizar um jogo ao fim-de-semana, Paulino trabalha numa empresa do Carregado. Mas o modo como ocupa os seus dias não se fica por aqui, já que, influenciado pelos amigos e por um coração generoso que o motiva fortemente a trabalhar em prol da comunidade, decidiu ingressar nos Bombeiros Voluntários de Alenquer, secção de Abrigada, onde exerce actualmente como estagiário.
“Os meus amigos, na sua grande maioria, são bombeiros e esse factor despertou-me a atenção. Acompanhando-os, por vezes, fui entrando na actividade e conclui que gostava mesmo de ser bombeiro voluntário, até que um dia decidi inscrever-me”, descreve ao Nova Verdade o conhecido jogador de futebol, assumindo que está determinado a seguir as pisadas de largos milhares de bombeiros que, em regime de voluntariado, exercem a cidadania nas cerca de quatro centenas e meia de corporações de bombeiros voluntários existentes em todo o País. 
“Gosto de ajudar as pessoas, gosto do voluntariado e dos bombeiros. O voluntariado é uma coisa bonita, as pessoas deviam apoiar mais e devia-se dar mais importância à função, porque não recebemos nada para ajudar quem precisa e por vezes até somos criticados”, sublinha Paulino, que já tirou o curso de Técnicas de Socorrismo (TS) e se prepara para frequentar o curso de Tripulante de Ambulância de Transporte, para ser promovido a bombeiro de 3ª classe.
E como é que, entre uma actividade profissional que lhe garante o sustento e o futebol amador, é certo, mas já com um alto grau de exigência, encontra espaço e arranja tempo para o voluntariado nos bombeiros? “Tenho que fazer um esforço, porque, de facto, é complicado. No entanto, com dedicação consigo separar as coisas e, felizmente, tenho conseguido conciliar tudo”, explica Paulino, assegurando que é seu desejo continuar a servir a comunidade nos bombeiros, mas reconhecendo que o desafio não é fácil.
Em termos futebolísticos, terminada a época, Paulino revela que a sua continuidade na equipa do Carregado ainda não está garantida, mas admite que o assunto “está bem encaminhado, porque há vontade do clube em continuar com a maior parte do plantel e em princípio vou continuar”.

Fonte: "Nova Verdade"


Sem comentários:

Enviar um comentário