Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Estado não exerce preferência sobre retábulo do século XVI originário da Capela do Porto da Luz

Um retábulo do século XVI, cuja autoria é atribuída a Diogo de Contreiras e que o Museu Nacional de Arte Antiga defende que o Estado devia adquirir, vai ser leiloado na quinta-feira, em Lisboa.
O Estado, porém, não exercerá o direito de preferência para a compra da obra, conforme assegurou à Lusa a Secretaria de Estado da Cultura. Por seu lado, o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), António Filipe Pimentel, considera que se trata de uma obra especialmente importante por ter sido a última criada por Diogo de Contreiras, de quem a entidade já possui outras três peças, que estiveram patentes na grande exposição «Primitivos Portugueses», razão pela qual defende que o Estado devia adquiri-la.
O proprietário da leiloeira Veritas Art Auctioneers, Igor Olho Azul, vai ao encontro desta opinião. «Este retábulo, conhecido como Retábulo da Capela de Porto da Luz, em Alenquer, está atribuído ao pintor Diogo de Contreiras, que viveu entre 1500 e 1565, e é fabuloso, em termos de trabalho, em termos da pintura», disse hoje à Lusa, acrescentando «que é um dos poucos retábulos conhecidos do século XVI em Portugal».

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário